Faça sua reserva: (37) 3341-1106, (37) 9 9968-5103

Dicas e eventos

Um pouco de Itapecerica:

Vir à Itapecerica significa retomar o contato com a história e o melhor da hospitalidade e tradição mineira. Fundada pelos bandeirantes no século XVIII durante o ciclo do ouro, a antiga Vila do São Bento do Tamanduá é o nono município mineiro em antiguidade e está situada ao longo da Estrada Real no trecho conhecido como “Caminhos do Goiás”.

Sem vocação para o crescimento, a cidade de Itapecerica se manteve pequena. Sua atividade econômica restringe-se ao comércio, agronegócio e pequenas indústrias. Hoje, pouco sobrou da “Velha Tamanduá”, mas ainda é possível “garimpar” monumentos históricos e casarões coloniais espalhados por suas ruas calmas com calçamento em paralelepípedo, com especial destaque para a exuberância da arquitetura de suas igrejas barrocas.

Se o interesse maior for compras, a região possui grande variedade de produtos que agregam bom preço e qualidade, a exemplo dos doces caseiros, cachaças e artesanato local, das indústrias de confecção em Divinópolis (60 km) e de fundição de ferro em Cláudio (40 km).

Além disso, a região é farta em vales, rios e montanhas, com muito ar puro, fazendas centenárias e paisagens pitorescas.

Aproveite a oportunidade e venha desvendar os mistérios de Itapecerica! É um lugar onde cultura, história e tradição convivem harmonicamente diante do inexorável avanço dos tempos.

Principais eventos da região
  • Carnaval
  • Semana Santa
  • Festival de Inverno
  • Festa da Nossa Senhora do Rosário
  • Reveillon
Cachoeira da Laginha

Pequenas corredeiras que deslizam sobre pedras até um poço natural. Fica na chegada da cidade pela MG   (na subida da ladeira da Grafite).

Cachoeira da Olga

Da Olga: Quedas d’água e poços para se banhar. Pode-se ir de carro, à cavalo ou ainda à pé saindo do Hotel Fazenda Palestina. (consulte os guias locais)

Trilha da Pedra Preta

O mirante da Pedra Preta está situado num dos pontos mais altos da região. Possui uma visibilidade de quase 360 graus, de onde se pode avistar parte da cidade de Itapecerica, além de vales, montanhas e fazendas da região. À noite, é possível enxergar as luzes da cidade de Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Cláudio, Carmo da Mata.

Tempo: 40 minutos
Dificuldade: Elevada

Trilha do Jatobá
Situa-se junto a uma plantação de eucaliptos numa área de reflorestamento pertencente à Nacional Grafite S.A. No alto de um morro, próximo aos eucaliptos, desponta um majestoso e exuberante Jatobá. Possui bela vista. 
Tempo: 30 minutos
Dificuldade: média
Cruzeiro do Rosário Antigo

Cravado no topo de uma cadeia de montanhas, o cruzeiro do Rosário antigo serviu de referência no início da colonização da cidade de Itapecerica simbolizando a devoção e religiosidade de seu povo. Com o passar do tempo, um novo cruzeiro foi erguido próximo à igreja Matriz da cidade. Hoje, é possível encontrar apenas a ruína do mastro do antigo cruzeiro em meio a uma plantação de eucaliptos. A subida é íngreme, mas compensa pela vista.

Tempo: 25 minutos
Dificuldade: média (subida)

Trilha do ouro

Trilha de fácil acesso dentro da própria fazenda. Alterna trecho com pasto e outro com uma mata nativa, onde é possível encontrar buracos originários da escavação do ouro. Essa mata abriga algumas espécies nativas da região com destaque para um enorme pé de Ingá. Vale a pena uma parada para respirar o ar puro na grota do São Francisco. No caminho pode-se avistar a Pedra Preta (mirante de rara beleza).

Tempo aproximado: 20 minutos